Pensamentos negativos - como se livrar!

13/08/2022

Sabe aquele pensamento ruim que não sai de sua mente, que acaba com sua capacidade de atenção e tira o gosto bom da vida? Aprenda agora uma técnica para se livrar dele!

                Sabe aquele dia em que parece que estamos andando com uma nuvem cinza em cima de nós? Por mais que tentemos ver o sol, a nuvem está lá... E esse sentimento negativo, que às vezes nem sabemos identificar qual é exatamente, puxa outro sentimento negativo que, por sua vez, traz pensamentos e ideias negativas, num círculo vicioso que se retroalimenta sem esforço.

                Em quadros de transtornos depressivos e de ansiedade, esse sentimento é muito comum e deve ser tratado por especialistas, psicólogos e psiquiatras, para conter e eliminar essas doenças que acometem tantas pessoas hoje em dia.

                Porém, há uma ferramenta emocional simples que podemos e devemos usar para mudar nossos estados mentais e emocionais. Ela não substitui os tratamentos acima indicados com especialistas, mas complementa e ajuda e muito a não entrarmos nesse círculo vicioso ou a sairmos dele mais com mais rapidez. Com isso, melhoramos nossa qualidade de vida.

                Trata-se de uma técnica muito estudada em PNL – Programação Neurolinguística, mas também muito usada dentro da Psicologia para contenção de estados mentais negativos ou ansiosos. Possui vários nomes e variações, mas o mais comum é Ancoragem Emocional. Vou te explicar em simples passos como eu a ensino em meu consultório para que você possa usá-la.

                Antes de passar ao passo-a-passo do que funciona, é importante explicar o que não costuma funcionar. Por mais que as pessoas que nos amam tentem nos ajudar, quando elas dizem “fique calmo” para conter a ansiedade ou “não fique triste assim” ou até mesmo “pare com isso, você tem que reagir” para quadros de negatividade ou depressivos, nada disso adianta. Por quê? Porque, embora queiramos reagir, não conseguimos fazer essa mudança de quadro emocional apenas por meios racionais. Nosso cérebro racional, mais localizado em nosso córtex pré-frontal, é muito novo em relação ao nosso cérebro primitivo e instintivo. Portanto, podemos dizer, a título de exemplo e para entendermos melhor, que nossa razão tem 5% de força enquanto nossas emoções têm 95% de força. A briga fica injusta, percebe?

                Dessa forma, para mudarmos quadros emocionais negativos, precisamos buscar por “emoções” positivas e potencializadoras. É disso que trata essa técnica da Ancoragem Emocional. Antão, vamos aos passos para a instalação dessa âncora em sua mente e, mais importante, em suas emoções.

                Em um momento em que possa estar sozinho e concentrado, sem interrupções, siga esse roteiro:

  1. Faça 10 respirações profundas para oxigenar bem seu cérebro, estique seu corpo e olhe para cima por um bom tempo.
  2. Verifique qual ou quais emoções positivas você precisa para neutralizar a negativa que costuma te invadir. Alguns exemplos: se a negativa for medo ou dúvida, você pode puxar certeza, segurança, confiança; se for tristeza, você pode trazer alegria, esperança, entusiasmo; se for desânimo, as opções podem ser bom ânimo, energia, disposição; se for raiva ou mágoa, talvez aceitação, perdão, tolerância; se for impaciência ou ansiedade, busque paciência, serenidade, calma; se for controle, traga fé, desapego, leveza; se for inconformação ou luto, importante mudar para aceitação, gratidão por ter tido ou vivido, certeza de que tudo está certo como deveria estar.
  1. Em posse das emoções positivas que você quer que substitua a negativa, escreva um autolembrete, algo bem curtinho e que possa depois decorar, como: “Estou fazendo meu melhor, então sinto CERTEZA de tudo sairá como deve ser”, “Estou dando meu 100% e CONFIO que tudo será o melhor que pode ser”, “Sinto ESPERANÇA de que tudo está se acertando”, “Sinto em mim ENERGIA e DISPOSIÇÃO, pois mereço”, “ACEITO o que me aconteceu como aprendizado e PERDOO por mim”, “Sinto-me LEVE e livre do DESAPEGO, pois mereço”, “Sou GRATO por ter tido essa pessoa (ou essa oportunidade) em minha vida, está tudo certo”.
  2. Agora, uma parte importantíssima: escolha uma música especial que traduza a você esse sentimento positivo que você vai declarar à sua mente. A música é um instrumento poderosíssimo para acessar as emoções, é por isso que não temos registro de nenhum povo ou cultura que não tenha se utilizado de músicas e sons em seus rituais e comunidades. Elas fazem parte de nós, desde o ventre materno, quando os sons do corpo de nossa mãe, além dos externos, eram as músicas que nos guiavam. Temos muitas âncoras emocionais musicais. Vou dar dois exemplos, um de emoção positiva e outro da negativa e vou pedir para você imaginar. Se você viveu a década de 80 e 90, ficará mais fácil se guiar por esses exemplos:

- Feche os olhos e imagine a música do filme Tubarão, de Spielberg, só o comecinho... Pegou? Dá para ouvir a música dentro de nós, não é? Conseguiria imaginar outra cena com essa música, como um lindo piquenique no parque? Difícil...

- Agora, feche os olhos de novo e se veja assistindo a uma vitória do Ayrton Senna ao vivo! Que música invade seu coração? Claro, o Tema da Vitória!

Quando ouvimos essas duas músicas, mesmo fora de contexto, nós nos remetemos às lembranças e às emoções que sentimos quando as ancoramos em nossos cérebros pela primeira vez. Eis o poder das músicas em nossas vidas. Escolha sua música e a coloque para tocar.

  1. Lembre-se com todas as suas forças, de quando sentiu em sua vida a emoção ou as emoções positivas que quer sentir novamente. Podem ser memórias da infância ou mais recentes, desde que fortes! Se, por acaso você não conseguir se lembrar de nenhum momento vivendo a emoção desejada, então crie uma “memória futura”, ou seja, imagine-se sentindo essa emoção num futuro próximo dentro de alguma situação desejada, com todos os detalhes possíveis, e sinta que é real. Emocione-se com essas emoções positivas desejadas, passadas ou futuras. A música é para te ajudar a senti-las, em vez de apenas pensar nelas. Sinta-as com todo seu ser.

  

Agora é só juntar tudo: respire fundo, estique-se e olhe para cima, sinta a música que te invade, puxe as emoções positivas que quer sentir e declare seu autolembrete com todo o seu ser! Repita esse processo quantas vezes forem necessárias até que a ancoragem esteja bem forte dentro de você a ponto de nem precisar ouvir a música, pois só ao imaginar a música tocando dentro de si a avalanche emocional positiva já vem.

Vale ressaltar, mais uma vez, que essa técnica não substitui outros tratamentos, mas é uma ferramenta poderosa para complementá-los e realmente funciona.

Então, ouse, use, experimente, seja persistente!

Vale a pena buscar novas formas de inundar nossas vidas com emoções possibilitadoras, nós merecemos!

Até a próxima!

Cuide-se bem, sempre!

 

Carina Roma é Psicóloga Clínica, Neuropsicóloga e Especialista em Dependências Tecnológicas. Atua há 16 anos como Psicoterapeuta de jovens e adultos e Orientadora de Pais e Educadores. Conta com mais de 10 mil horas de atendimento a clientes de mais de 10 países. É casada há mais de vinte anos e tem três filhos, dois deles biológicos que hoje são adolescentes – Artur e Henrique - e uma do coração, na verdade sua irmã Natália que tem Síndrome de Down, mas que é considerada como filha querida desde que passou aos seus cuidados. Seu principal foco de trabalho é ajudar a melhorar a saúde mental e emocional das pessoas na nova era digital.

 

 

Foto de Hello I'm Nik no Unsplash