O que é Inteligência Emocional?
Por Inteligência Emocional, entende-se o conceito apresentado por Daniel Goleman, Ph.D, em seu livro “Inteligência Emocional – a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente”:

"(...) capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos”;
“(...) a capacidade de criar motivações para si próprio e de persistir num objetivo apesar dos percalços; de controlar impulsos e saber aguardar pela satisfação de seus desejos; de se manter em bom estado de espírito e de impedir que a ansiedade interfira na capacidade de raciocinar; de ser empático e autoconfiante." (Goleman, 1995)

Benefícios
Saber identificar as próprias emoções e sabiamente conduzi-las não é tarefa fácil para nenhuma pessoa, ainda mais quando essa competência, infelizmente, ainda não costuma ser trabalhada durante a formação da criança e muito menos ensinada na maioria das escolas. Muitos adultos de hoje (nós) tiveram que crescer e se desenvolver sem nenhum direcionamento para lidar com suas emoções, aprendendo, sozinhos e com as vicissitudes da vida, a enfrentá-las ou delas se esquivar. Porém, sempre é tempo de buscar a melhoria pessoal e, em se tratando de Inteligência Emocional, a autoconfiança que se conquista por melhor se conhecer e saber como devidamente se posicionar em relacionamentos e resolver conflitos gera também um inestimável ganho na área profissional.

Objetivo
Este programa tem por objetivo oferecer informação, reflexão e capacitação para a prática dos conceitos de Inteligência Emocional no dia-a-dia, em suas vivências pessoais e profissionais, através da aprendizagem e do treinamento de ferramentas comportamentais.

Carga horária
A carga horária total é de 28 horas, divididas em 6 módulos, os quais podem ser cumpridos em sua totalidade ou separadamente, de acordo com a preferência do participantes ou a necessidade da empresa.

MÓDULOS

Módulo 1 – Entendendo a Inteligência Emocional (4 horas de duração): tem por objetivo esclarecer sobre a origem dos estudos referentes à Inteligência Emocional e sobre a revolução que eles geraram na forma de nos compreendermos e trabalharmos internamente. Est módulo inicial também apresenta a força que nossas emoções têm para nos guiarem consciente e inconscientemente e proporciona as primeiras reflexões e ferramentas para detectarmos se controlamos nossas emoções ou se somos controlados por elas.

Módulo 2 – Inteligência Emocional e Comunicação (4 horas de duração): tem por finalidade aprimorar o processo comunicativo através do uso das habilidades emocionais, de forma a melhor ouvir e perceber as outras pessoas e melhor se expressar e se mostrar para o mundo.

Módulo 3 – Inteligência Emocional aplicada ao ambiente de trabalho (4 horas de duração): visa capacitar os participantes a terem domínio de suas emoções no ambiente de trabalho, a identificarem oportunidades de emocionalmente fazerem a diferença e a trabalharem em grupo com desenvoltura e competência.

Módulo 4 – Inteligência Emocional e saúde financeira (4 horas de duração): tem o intuito de promover uma reflexão sobre a necessidade de se aprender a realizar um Planejamento Financeiro de forma simples, através de ferramentas básicas e práticas, e de se organizar, através deste planejamento, para enfrentar os desafios da vida com mais segurança e melhor aproveitar as oportunidades de renda atuais e futuras, visando a saúde financeira e uma ótima qualidade de vida.

Módulo 5 – Inteligência Emocional aplicada aos relacionamentos pessoais (8 horas de duração): tem o intuito de capacitar os participantes a identificarem e dominarem suas emoções em suas relações afetivas e amorosas, também como pais e como cidadãos, além de propiciar ferramentas para que possam se sair bem de situações desgastantes e fazerem emocionalmente a diferença dentro de casa e em toda a sociedade.

Módulo 6 – Inteligência Emocional a favor da saúde integral (4 horas de duração): visa promover uma profunda reflexão sobre a necessidade de se cuidar da saúde de forma integrada (física, emocional e espiritualmente), propondo ferramentas emocionais para trabalhar o autoequilíbrio e a proteção às situações que podem provocar adoecimentos.


Para você

Se você está interessado em desenvolver seu autoconhecimento e sua aptidão para o gerenciamento das emoções envolvidas em todas as relações humanas, tanto as suas próprias quanto as dos outros, através da identificação de suas motivações, travas, bloqueios, facilidades e desafios, tanto no trato pessoal quanto no profissional, certamente este é um programa que irá beneficiar sua vida. Entre em contato conosco e se informe sobre as datas das próximas turmas disponíveis.

Para sua empresa

São tantos os desafios a serem enfrentados no mercado atual que se torna um grande diferencial para a empresa ter profissionais emocionalmente preparados e que saibam lidar com seu autoconhecimento e sua aptidão para o gerenciamento das emoções envolvidas nas relações de trabalho, mostrando-se capazes de manter o equilíbrio em situações delicadas e de alavancar e concretizar seu potencial de realização e de liderança, inspirando outros a fazerem o mesmo. Entre em contato conosco e solicite uma cotação deste programa para sua empresa.