"Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, desperta."
Carl G. Jung

comunicação assertiva: não basta saber ou sentir, é preciso comunicar

O equilíbrio da comunicação assertiva, diferentemente da passividade como prática ou de uma comunicação com traços agressivos, faz toda a diferença para a edificação da autoimagem, da identidade social e da imagem profissional. Comunicar-se bem com segurança e clareza faz toda a diferença!

Objetivo: Com várias dicas de oratória e técnicas consagradas para uma eficaz construção de discurso (pitch), esta palestra visa estabelecer a consciência do cuidado com a comunicação pessoal e profissional.


A importância da família na formação do ser

Esta palestra destina-se a empresas ou grupos interessados em promover reflexões a respeito da importância da família entre os membros de sua equipe.

Objetivo: Destacar o importante papel das saudáveis relações familiares para potencializar o crescimento pessoal e profissional das pessoas, sensibilizando os ouvintes a melhorarem o funcionamento do trato pessoal e familiar e a respeitarem todas as infinitas formas de configurações familiares.


O equilíbrio da Saúde Integral:
Física, Emocional e Espiritual

Esta palestra é direcionada a empresas, instituições ou grupos interessados em promover reflexões a respeito da importância do conceito da Saúde Integral.

Objetivo: Destacar os novos conceitos de Saúde e Equilíbrio, por meio da união de conhecimentos científicos atuais (Neurociências, Psicologia, Psiquiatria, Medicina Psicossomática, Filosofia, Antropologia entre outras) e informações advindas das mais diversas filosofias de vida e religiões.  


VOCAÇÃO: Como descobrir e desenvolver o potencial de cada um?

Esta palestra é direcionada a instituições de ensino (alunos e professores) e a grupos de pais interessados em ajudar seus jovens e filhos no intrincado e importantíssimo processo de escolha profissional. Com o autoconhecimento, o indivíduo percebe que ele é único e que as escolhas se diferenciarão em razão dos interesses e habilidades de cada um.

Objetivo: A principal meta é levar os jovens a uma reflexão sobre a escolha profissional através do autoconhecimento, para que possam realizar uma escolha mais segura e próxima de sua realidade e individualidade. Também visa transformar educadores e pais em efetivos colaboradores do processo de escolha profissional dos jovens, esclarecendo sobre as etapas emocionais a serem vencidas e a riqueza deste processo de autodescoberta de capacidades e de desenvolvimento pleno de potencialidades.


TECNOLOGIA SAUDÁVEL: UMA MISSÃO POSSÍVEL

Quais são os benefícios do uso da tecnologia para o desenvolvimento intelectual? E quais desequilíbrios podem resultar do uso abusivo de eletrônicos? Como estabelecer limites entre uso benéfico e nocivo? Como saber transitar de forma positiva pela era virtual?

Objetivo: Informar os resultados de estudos atuais na área das Neurociências a respeito do impacto da era virtual e propor reflexões para o estabelecimento de uma relação saudável com este novo mundo tecnológico, tendo em vista que é primordial ser capaz de entender como as inovações afetam nosso raciocínio e nosso repertório emocional.


MINDFULNESS - SILENCIAR O CÉREBRO PARA POTENCIALIZAR SEUS RECURSOS

Em Neurociências, diversos cientistas concluíram que práticas contemplativas, tais como mindfulness, podem alterar a estrutura do cérebro e o seu funcionamento para melhor. Ter uma vida mindful é se relacionar de forma mais consciente com a própria atividade mental, e, assim, evitar estresse desnecessário e aumentar a sensação de bem-estar.

Objetivo: Mais que simples práticas, incluir esta consciência no dia-a-dia ajudará a aproveitar melhor o potencial de cada um, a fixar os conhecimentos com mais facilidade e a aproveitar o tempo de forma inteligente e saudável.


O poder do Respeito - Aprendendo a valorizar o “nós” em meio a tantos “eu”

Mergulhados neste momento em que cada vez mais a individualidade ganha importância e destaque, em que as diferenças são vistas com mais abertura e até mesmo enaltecidas num grande trabalho de quebra de preconceitos, faz-se necessária uma profunda reflexão a respeito de como lidar de forma equilibrada com nossa forma de nos relacionarmos com o outro.

Objetivo: Promover a reflexão de que respeitar é tão importante quanto empoderar-se. Saber conquistar e preservar a individualidade é vital para o desenvolvimento, mas pautar-se somente por interesses individuais pode gerar desequilíbrios fundados no egocentrismo.


Como evitar e lidar com o bullying (e o cyberbullying

Esta palestra é direcionada a instituições de ensino (alunos e professores) e a grupos de pais, pois muitas das consequências nefastas do bullying e do cyberbullying persistem ao longo da vida e são necessárias intervenções efetivas tanto no ambiente escolar quanto em casa para que isto não ocorra.

Objetivo: Explicar como o bullying se instala e conscientizar a todos sobre suas consequências. Incentivar boas medidas a serem adotadas pela escola e pelos familiares que, se bem aplicadas, contribuirão positivamente para a formação de uma cultura de não violência na sociedade. 


Outras palestras DE CARINA ROMA DISPONÍVEIS:

 

LIMITES? Como identificar e lidar com as DEFICIÊNCIAS e as EFICIÊNCIAS.

A importância da comunicação e da criação de VÍNCULOS para o desenvolvimento humano.

A eclosão da SEXUALIDADE - entendendo o processo natural do amadurecimento sexual de cada etapa, seus desafios e possibilidades.

SUPERPROTEÇÃO X AUTONOMIA: cuidados que devemos tomar na educação.

PRECONCEITOS - Como não cultivá-los e lidar com as situações.

MEDICINA PSICOSSOMÁTICA - a relação entre a mente e o corpo.

MEDO, TIQUES NERVOSOS, ANSIEDADE E PÂNICO - como prevenir e lidar?

ESTRESSE - o inimigo silencioso de adultos e de crianças.

ALIMENTAÇÃO: qual nossa relação com a comida?

AMIGOS IMAGINÁRIOS E INVISÍVEIS: como lidar com essa fase?

PERSONALIDADE DA CRIANÇA: respeitar, encaminhar ou corrigir?

Como lidar com a MENTIRA INFANTIL.

CUIDADORES também merecem cuidado - mantendo a boa saúde ao cuidar de doentes e idosos.

A importância da PARTICIPAÇÃO FAMILIAR NA ESCOLA.

CONSUMO CONSCIENTE: desafio do Ter versus Ser.

Como lidamos com o TEMPO?

TERCEIRA IDADE? QUARTA IDADE? Como lidamos ou apoiamos os idosos a lidarem com seus limites e se superarem.