O que é Orientação Vocacional?

A Orientação Vocacional é um dos campos da Psicologia que se propõe a trabalhar com a problemática da escolha profissional. Ela busca, através do reconhecimento de determinadas referências pessoais, orientar na tomada de decisão. Durante esse processo, o indivíduo vai desenvolver sua capacidade de tomar decisões e sua autoconfiança, que será conquistada por meio do autoconhecimento e da obtenção de informações petulantes ao processo, aprendendo a arcar com responsabilidade sobre suas próprias escolhas.

Todo o processo de escolha envolve autoconhecimento. E o conhecimento de si é feito através da reflexão daquilo que vivemos (família, lazer, esporte, religião etc), o que nos ajuda a compreender quais são os nossos valores, habilidades e características pessoais.

O objetivo deste trabalho é levar os indivíduos a uma reflexão sobre a escolha profissional através do autoconhecimento, para que se possa realizar uma escolha mais segura e próxima de sua realidade. É também necessário lançar mão do maior número de informações possíveis sobre as diversas opções de profissões no mercado. 

Outro objetivo é fazer com que a pessoa experimente um processo de escolha em sua íntegra, que vai desde a exploração do objeto até a conscientização do trabalho como um todo. Sabe-se que toda escolha envolve medo, angústias, lutos, frustrações, expectativas, conteúdos estes que ao longo da Orientação Vocacional serão trabalhados, de forma a redimensioná-los ou até amenizá-los. Com o autoconhecimento, o indivíduo perceberá que ele é único e que as escolhas se diferenciarão em razão dos interesses e habilidades de cada um.

Para sua escola

Sua escola pode oferecer um importante diferencial aos seus clientes (alunos do Ensino Médio e seus responsáveis) por meio de um trabalho estruturado de Orientação Vocacional no âmbito escolar.  Através de palestras, grupos de discussão, aplicação de testes psicológicos em grupo e devolutivas individuais, é possível devidamente preparar os jovens estudantes e seus familiares para este importante processo de escolha profissional, viabilizando as pertinentes reflexões sobre este tema, proporcionando as adequadas e atualizadas ferramentas para a detecção de seus principais interesses, além de informações sobre carreiras e cursos disponíveis e sobre o mercado de trabalho, e, com isso, ajudando a minimizar a ansiedade advinda deste momento de decisão. Conheça aqui uma das sugestões deste trabalho.

Sugestão de intervenção

O ideal é que este processo se inicie a partir do primeiro semestre letivo do 2º ano do Ensino Médio, com palestras para os alunos que visam neles despertar o interesse sobre a escolha profissional, informá-los sobre os principais campos profissionais existentes e ajudá-los a iniciar um processo de autoconhecimento que possa ser amadurecido durante os próximos meses, além de promover, aos pais e/ou responsáveis, conversas para esclarecê-los sobre o processo da opção profissional e seu papel de apoio neste momento importante, acolhendo as apreensões advindas desse momento, servindo como quebra de paradigmas de alguns conceitos profissionais e incentivando o diálogo aberto em casa sobre esta temática. 

Uma das principais metas a serem atingidas com a Orientação Vocacional é a de ajudar os estudantes a trabalharem conjuntamente os aspectos imprescindíveis do momento de decisão (responsabilidade), da importância de conhecerem-se bem (habilidades e interesses), do mercado de trabalho e das profissões (possibilidades e desafios), para que possam fazer suas escolhas com mais segurança e menos angústia, além de servir de troca de informações e experiências para aumentar o autoconhecimento.

Para tanto, além de palestras e rodas de conversa, são realizadas testagens psicológicas em grupo, mas com entrevistas individuais de devolução dos resultados e abertura para conversar com os familiares sobre o término do processo de Orientação Vocacional, realçando a importância do autoconhecimento do jovem durante toda a sua vida, assim como do diálogo aberto e da união familiar.

Duração
Variável, de acordo com a preferência e a necessidade da instituição de ensino.

Entre em contato conosco e agende um horário para obter uma avaliação da necessidade particular de sua instituição de ensino.